Decreto foi assinado após reunião neste sábado (Divulgação)
publicidade

O prefeito Walter Caveanha (PTB) assinou na manhã deste sábado (14) decreto com as medidas temporárias emergenciais preventivas em razão da propagação do coronavírus (Covid-19). A medida que por enquanto causa maior impacto é a suspensão das aulas nas escolas da rede municipal já a partir de segunda-feira (16) e a publicação oficial será realizada neste domingo (15), em edição extra do jornal Tribuna do Guaçu, que veicula os atos oficiais da municipalidade.

Eventos públicos também estão cancelados como forma de evitar a aglomeração de pessoas. Em relação a eventos privados, a recomendação da administração municipal é para que eles também não ocorram.

A decisão ocorreu após reunião no gabinete do chefe do Executivo e afeta todas as instituições de ensino vinculadas ao Município: FEG (Fundação Educacional Guaçuana), responsável pela Escola ‘Cid Chiarelli’, CEGEP (Centro Guaçuano de Educação Profissional) ‘Governador Mário Covas’ e Faculdade Municipal ‘Professor Franco Montoro’; e escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. As creches têm previsão de suspensão das atividades a partir do dia 23. “Esse decreto suspende eventos e atividades públicas do Município, bem como aulas no âmbito da Secretaria Municipal da Educação e da Fundação Educacional Guaçuana, estabelecendo-se, no período de 16 a 20 de março de 2020, a adoção gradual dessa medida, tornando-a efetiva a partir do dia 23 de março de 2020, até nova determinação”, salienta nota emitida pela Secretaria de Comunicação Social divulgada no início da tarde deste sábado.

A adoção gradual da suspensão das atividades será adotada por outros setores, como Promoção Social, Esportes e Cultura.

O decreto trará ainda recomendação a órgãos autônomos e setor privado para a suspensão de aulas na educação básica e superior, eventos e atividades no âmbito municipal. Recomenda também a criação de uma comissão do COE (Centro de Operação de Emergências em Saúde Pública), sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde, para acompanhamento das ações a serem adotadas de forma temporária e emergencial.