Com registro estivense, agora todas as cidades da Baixa Mogiana foram afetadas (Ilustração)
publicidade

Mogi Guaçu alcançou neste sábado (21) a marca de nove casos suspeitos de contágio por coronavírus (Covid19). A informação foi divulgada no final da tarde em boletim emitido pelas autoridades municipais, apontando o aumento de duas novas suspeitas em relação aos números do boletim anterior, apresentado na sexta-feira (20).

O documento ressalta que nos três hospitais locais – Tabajara Ramos, Santa Casa e São Francisco – não há registro de nenhum paciente internado nos leitos do UTI (Unidade de Terapia Intensiva) sob suspeita de coronavírus.

Os dois novos casos contabilizados na cidade se referem a criança e de um homem, ambos sem a idade divulgada. Até a divulgação do boletim, os dois pacientes seguiam internados em leitos de enfermagem em condição de isolamento. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, tanto o homem quanto a criança apresentam quadro de síndrome respiratória aguda.

O diagnóstico de contágio por coronavírus ou outra síndrome respiratória só será possível com o resultado da análise laboratorial.

Todos os nove casos suspeitos do município ainda aguardam a manifestação do Instituto Adolf Lutz, para onde o material colhido foi encaminhado para os exames necessários. De qualquer forma, todos os procedimentos estão sendo adotados seguindo rigorosamente os protocolos médicos.

A Secretaria de Saúde e o COE (Centro de Operações de Emergência) de Combate ao Coronavírus, formado por profissionais da área médica e de setores do poder público municipal, recomendam que as pessoas tenham cuidado com informações não oficiais, com notícias falsas e fake news, em alguns casos espalhadas com o intuito de tumultuar ou confundir a população.

Os três hospitais instalados no município vêm agindo em articulação para atender à crescente demanda de casos suspeitos. Apesar de existirem somente nove casos suspeitos, a cidade está se preparando para o agravamento da situação. Em razão disso, será iniciado no domingo (22) um programa de treinamento com profissionais da área médica diante de protocolos adotados em Mogi Guaçu.