Em razão do aumento do consumo tanto presencial quando pelos meios de entrega em domicílio registrado nos últimos dias alguns produtos de primeira necessidade estão mais caros. A lista dos artigos com maior reajusta vem sendo liderada pela batata, feijão e leite tipo longa vida, segundo levantamento realizado pela APAS (Associação Paulista de Supermercados).
A pesquisa leva em consideração os dados colhidos desde o último dia 16. A batata aparece como item com maior reajuste percentual, tendo tido nos últimos dias um acréscimo de 90%. Já o feijão, mesmo sem disponibilidade de compra em algumas regiões, teve um reajuste de 67% no seu valor. O leite tipo longa vida aparece na sequência da relação dos produtos com maiores altas, batendo os 54% de reajuste.
De acordo com a entidade que representa o setor no estado de São Paulo, os aumentos estão sendo praticados pelos fornecedores e sendo repassados aos supermercados.
Em parceria com a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, a APAS tem atuado para evitar práticas abusivas de aumentos injustificados de preços pelos fornecedoras do setor e efetuado denúncias dos fornecedores que têm reajustado injustificadamente seus preços.