Na segunda-feira (10), os vereadores Fábio Aparecido Luduvirge Fileti, o Fabinho Documentos (PSDB), Guilherme de Sousa Campos, o Guilherme da Farmácia (PSD), Natalino Tony Silva (REDE) e Rodrigo Falsetti (PTB) protocolaram um requerimento junto ao Ministério Público de Mogi Guaçu para tentar impedir o corte das árvores existentes na Avenida dos Trabalhadores. A medida visa obter na justiça, via a Promotoria, o impedimento de que a Prefeitura faça a remoção dos exemplares instalados ao longo da via, o que por enquanto ainda vem sendo apenas ventilado.
O alerta de que a erradicação das árvores possa ser feito aconteceu após as plantas terem sido demarcadas com tinta branca, o que levantou a suspeita de que a remoção possa ocorrer para que um corredor de ônibus seja instalado no local. O documento protocolado pede que o MP local intervenha “no intuito de sustar os atos do Executivo de supressão das árvores sem os devidos cuidados e observância à Legislação”.
Os quatro vereadores frisaram que a legislação local exige que o COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) realize o assessoramento deste tipo de medida. Eles destacaram ainda, a falta de informações da Prefeitura para esclarecer a Câmara e a população sobre essas ações, antes de executar as obras e promover a remoção das árvores. Questionam ainda a falta de informações em relação a compensação ambiental necessária e cobram a apresentação do licenciamento ambiental caso a obra venha a ser realizada.
O documento protocolo já iniciou sua tramitação e deve ser apreciado nos próximos dias.